Marketing para TikTok: saiba como conquistar a sua audiência

As redes sociais tornaram-se plataformas de grande acesso por todas as faixas existentes de usuários, dos mais jovens aos mais velhos. Isso porque a pluralidade de público levou a uma pluralidade de sites, como o Facebook, Twitter e mais recentemente, o TikTok.

Inicialmente as redes sociais tiveram o seu destaque com o público jovem, que nos primórdios da internet usavam desses ambientes para conviverem em um espaço único, sem a presença dos mais velhos.

Com a implementação da internet à sociedade, consequência do barateamento dessa tecnologia que levou, por exemplo, ao desenvolvimento dos aparelhos móveis, a presença do público no ambiente digital também se solidificou.

Baseado nessa amplitude de audiências, a segmentação das redes sociais também aconteceu como um movimento decorrente, com o surgimento de plataformas inéditas, voltadas ao comportamento do seu novo público.

Se a elaboração de projetos estruturais lida com os objetivos e interesses do responsável por trás de um empreendimento, o mesmo acontece quando se pensa no cenário digital, no qual os sites são elaborados ou se adaptam aos propósitos dos seus usuários.

Esse constante processo de modificação faz com que a atuação das marcas na internet seja um desafio cada vez mais elaborado. Hoje em dia, não é preciso apenas estar presente nas redes, mas saber como se comportar em cada uma.

E nesse sistema de redes diferenciadas, atualizações são frequentes, assim como a forma com a qual o público reage a um conteúdo específico, agindo de acordo com o comportamento dinâmico da internet.

Falando de ambientes dinâmicos, surge o TikTok, uma rede que apresenta conteúdos tão customizados aos interesses do público, como uma loja que comercializa agenda moleskine personalizada.

TikTok: Das danças ao engajamento virtual

Uma plataforma criada na China, o TikTok apresenta um frequente crescimento no seu número de usuários, que só se expande desde a compra do Musical.ly, aplicativo de funcionamento similar ao apresentado hoje pelo TikTok.

A rede trabalha com um modelo específico de postagens, com um formato curto de vídeos, que destacam a criatividade dos seus usuários.

Essa duração reduzida faz com que o público da plataforma tenha que produzir conteúdos que conquistem a atenção dos outros usuários de forma rápida, porém eficaz, para que eles sigam o seu perfil e não esqueçam das suas postagens tão rápido como as encontraram.

Com base nesse objetivo, alguns estilos específicos passaram a se destacar, principalmente os conteúdos de humor, ou aqueles que apresentam algum tipo de desafio que envolve a interação contínua do público, os chamados challenges.

Esses desafios virais se tornaram a principal ferramenta de divulgação no TikTok, com diferentes usuários adotando essa comunicação em particular para se destacarem nas redes, garantindo a atenção e a renovação do seu público.

Por isso que o TikTok também se tornou um indicador de tendências, principalmente quando se fala do mercado musical, com diferentes faixas ganhando destaque na plataforma, para depois viralizarem nas rádios e paradas musicais.

Se uma simulação acústica for feita em um festival de música, utilizando as canções que mais estão em alta nas rádios, é alta a probabilidade dessas faixas terem surgido primeiro nessa rede social.

Essas tendências também estão relacionadas ao comportamento de outras plataformas sociais, como o próprio Instagram, que criou a ferramenta conhecida como Reels, que com vídeos de duração inferior a 1 minuto, lembra os métodos do TikTok.

Com essa popularização da rede, cresceu também o seu potencial comercial, no qual uma empresa de brindes personalizados pode realizar uma comunicação diferenciada, deixando os anúncios de lado por um conteúdo aprimorado.

Por que incluir o TikTok no plano de comunicação?

Com base nas características apresentadas da rede social, é fácil compreender os motivos que levam o TikTok a crescer cada vez mais, por outro lado, esse seu comportamento dinâmico apresenta uma complicada missão de se destacar nesse ambiente.

Não adianta criar um perfil no TikTok e alimentar a rede com o mesmo tipo de conteúdo produzido para outras plataformas. Uma conversa entre elas, como em uma campanha específica, é algo interessante, mas deve fugir de um certo padrão.

O público migrou de outras redes sociais para o TikTok justamente pelo conteúdo diferenciado que ele apresenta, logo, ao incluir a rede no seu plano de marketing, é preciso estar atento aos tópicos diferenciados que ele apresenta.

É precisamente essa variação de estilo que o torna tão interessante, a ponto de incluí-lo na sua lista de canais abordados. Enquanto uma marca de papel filtro divulga o seu produto no Facebook, no TikTok ela pode brincar com as possibilidades dessa mercadoria.

Em resumo, acrescentar essa rede social ao seu planejamento comercial significa expandir os pontos de contato com o seu público, por meio de diferentes canais, garantindo múltiplos benefícios, que variam de acordo com o número de redes sociais aplicadas.

As vantagens de usar o TikTok

Sendo a rede social do momento, contar com o apoio do TikTok como uma plataforma de divulgação, durante a elaboração do seu plano de marketing, pode trazer até a sua companhia um conjunto variado de benefícios, tais como:

  • Alcançar uma grande audiência;
  • Interação com os usuários;
  • Posicionamento da marca;
  • Conteúdo segmentado.

Com esses benefícios, uma fábrica de painéis certificados pode, por exemplo, atingir um público maior, com estratégias diferentes daquelas usadas em outras redes que, hoje, apresentam um caráter mais tradicional, mesmo que você lide com produtos segmentados.

Alcançar uma grande audiência

Para ser notado pelo público é preciso ir até onde ele está. É o motivo por trás de diversas marcas patrocinarem grandes eventos, como festivais de música, levando o seu nome até um local onde a sua audiência se encontra.

Por ser uma rede social com um grande número de usuários, que apresentam um crescimento constante, é importante adotar o TikTok como uma plataforma de anúncios, fazendo com que o seu conteúdo chegue até essa audiência.

Interação com os usuários

Estar junto do público não significa apenas entregar algum tipo de conteúdo a ele, mas de fato interagir com essa audiência, respondendo a comentários ou compartilhando vídeos que possam apresentar alguma ligação positiva com a sua marca.

Realizar desafios e produzir conteúdos voltados a algum assunto em voga no momento é importante para que esse processo de interação ocorra, fazendo que o próprio queira compartilhar os seus conteúdos, por exemplo.

Como uma empresa de serviço de automação, que traz em seus vídeos fatos e curiosidades sobre o seu trabalho realizado, podendo fazer indagações sobre o tema da tecnologia, além de perguntar aos usuários sobre assuntos relacionados.

Ao produzir uma espécie de quiz por meio dos seus conteúdos, essa marca garante uma interação com os seus seguidores, o que leva a um maior engajamento, e consequentemente a um melhor posicionamento do nome da sua companhia.

Posicionamento da marca

O público atual demonstra um caráter político e informativo muito maior do que em gerações passadas. Uma consequência da própria adesão da internet ao meio social, onde buscar informação é uma ação muito mais prática e necessária.

Resultado dessa relação, os usuários demonstram se importar não só com a qualidade dos produtos e serviços, mas também com o peso que esse consumo irá trazer para a sua vida e para a visão construída sobre si, para outros usuários da rede.

Um influenciador digital ligado às causas ambientais não pode, por exemplo, consumir algum tipo de maquiagem de uma marca que ficou conhecida por testar os seus produtos em animais, logo, o posicionamento da empresa nesse sentido é necessária.

Por mais que o TikTok possa ser usado como uma ferramenta comercial de divulgação, a plataforma permite também que um negócio possa também da rede com objetivos mais específicos, como trabalhar a imagem da companhia.

Pensando em uma loja física, é necessário um comércio de vestuário trabalhar com acessorios para loja de roupas, como cabides e vitrines, que possam destacar os produtos comercializados em sua loja.

O TikTok pode funcionar como a vitrine dos posicionamentos e conteúdos diferenciados que são produzidos pelo seu negócio, com o intuito de estabelecer ou até mesmo renovar sua imagem diante desse público mais jovem.

Conteúdo segmentado

Tudo isso leva ao tipo de conteúdo produzido, pois a integração das redes sociais só é benéfico se o perfil por trás desse projeto souber como aproveitar as diferenças de comunicação, e também comerciais que cada plataforma apresenta.

Por ser uma rede que hoje lida com um público muito mais segmentado – ao menos se comparado a amplitude alcançada por outras redes, como o Facebook e Instagram – o TikTok apresenta uma boa oportunidade de se falar com uma audiência específica.

Mesmo que seja indicado que cada perfil de uma empresa nas redes sociais siga um padrão de comunicação similar, é importante que essa linguagem se adapte ao conteúdo esperado pelo público que ali se encontra.

Assim como os usuários se renovam com uma frequência cada vez mais rápida, partindo de uma rede para outra, cabe ao marketing de uma empresa estar sempre antenado sobre os locais no quais ela pode encontrar o seu público.

Hoje, uma dessas redes é o TikTok, tendo um destaque cada vez maior para a sua audiência, e dessa forma para as suas estratégias comerciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja Mais

Mais Postis

Comentar