Marketing interativo: Saiba como interagir com o seu público

Trabalhar com o marketing interativo é uma excelente maneira de se destacar em um mercado cada vez mais exigente, principalmente, do ponto de vista de comunicação e interação com o público.
Por conta disso, esse modelo tem sido muito aplicado. Então, tendo em vista a atual transformação digital, chegou o momento de qualquer companhia pegar o seu bloco de anotações personalizado empresa, e marcar dicas para lidar com o público.
Ademais, é importante reforçar que nesse processo, diversos avanços tecnológicos têm se tornado mais comuns e ampliado as possibilidades de interação, que acabam sendo uma importante maneira de conseguir resultados em suas vendas.
O processo de interação nos dias de hoje
Por conta da exploração com a internet, sobretudo em aplicativos móveis, a informação se tornou um elemento de abundância na maioria dos mercados, o que aumentou o interesse do cliente em conhecer mais e melhor diversas ações.
Além disso, a experiência do consumidor se tornou um dos principais focos de ações de marketing, o que levou especialistas a definirem a era atual como a do marketing 4.0, onde a interação é um dos maiores focos do mercado.
Ou seja, hoje o cliente de uma empresa que faz instalação para câmeras de CFTV, por exemplo, quer um contato maior com a marca. Isso porque ele não está mais aceitando se tornar apenas mais um na empresa, um número sem rosto.
Desse modo, a interação e a humanização do atendimento se tornaram importantes ferramentas. Um dos principais elementos dessa mudança foi a popularização do marketing de conteúdo, espécie de atuação que trabalha com a produção de material de qualidade.
O primeiro passo para que estas ações sejam funcionais é conseguir se engajar com o cliente, destacando-se da concorrência que cresce mais a cada dia, bem como chamando a atenção de seus consumidores de automação audio e video, ou de outros produtos.
Entenda mais sobre o Marketing Interativo
Tendo em vista os pontos citados, esse é o onde o marketing interativo é mais funcional. Afinal, através de técnicas avançadas, uma empresa consegue trabalhar todas as etapas do relacionamento do cliente com um funil de vendas.
O marketing interativo é uma estratégia cuja principal finalidade é fazer com que o cliente inicie alguma ação de interação com a marca, possibilitando assim uma atração mais qualificada, além da nutrição de informações até chegar em um momento de conversão.
Essa é uma das técnicas mais importantes para o engajamento com o público, sobretudo em questão de potencializar a qualidade da experiência que ele está recebendo na comunicação com a empresa, o que acaba sendo muito positivo.
Conquistar a confiança do cliente é um dos pontos mais importantes de qualquer técnica de fidelização, colocando o consumidor no centro de toda a atividade desenvolvida pela empresa de, por exemplo, consultoria em engenharia.
Quando você cria um diálogo aberto com seus consumidores, recebe uma série de benefícios desse tipo de aproximação, que acabam se tornando etapas fundamentais para seu desenvolvimento de estratégias e ações diretas de mercado.
Além disso, a comunicação direta com os consumidores garante feedbacks que devem ser utilizados de maneira muito valiosa, uma vez que são relatos reais de pessoas que tem interesse em negociar com sua empresa de auditoria independente, ou de outro ramo.
Como usar o marketing interativo?
Para entender melhor sobre o marketing interativo e qual sua utilidade, é importante entender onde você pode aplicar a técnica. O primeiro passo para lidar com esse tipo de recurso é mudar sua forma de pensar com relação à comunicação com o cliente.
No marketing 4.0, quem está no comando da situação é o consumidor. Sua forma de pensar e agir é o foco de qualquer ação, o que permite que uma empresa que saiba interagir com este cliente consiga ditar tendências, ainda que de maneira indireta.
Ao moldar suas ações de acordo com os interesses do cliente que procura um controle de acesso, por exemplo, você consegue trabalhar de maneira mais efetiva, e receber esse tipo de ação com mais qualidade, conseguindo uma estrutura interessante de atendimento.
Pois bem, veja como utilizar esse modelo de marketing:
Captação de dados
O primeiro grande benefício do marketing interativo é a capacidade de conseguir uma inteligência de dados mais relevante para sua empresa. As ações personalizadas e os costumes de trabalho são pontos importantes para você aumentar seu potencial.
Mais do que isso, a captação de dados é um ponto importante para todo o restante de sua estrutura de marketing, uma vez que você utilizará estas informações para conseguir criar material de qualidade para aumentar suas vendas.
As informações conseguidas por meio da interação com o público são muito importantes para você identificar seu público-alvo, bem como para criar personas que possam auxiliar a empresa a ter resultados mais efetivos, indo além do uso de um display expositor.
Dentre as principais formas de conseguir esse tipo de informação, você pode trabalhar com:
Questionários;
Landing pages;
Pesquisas;
Quizzes;
Entre outros.
Todos estes recursos são importantes para potencializar a captação de informações relevantes, conseguidas através de um contato mais próximo com seus consumidores e um bom relacionamento com eles na questão do diálogo.
Mantendo seus leads nutridos
Os leads são uma peça importante para trabalhar o funil de vendas. Trata-se do perfil de consumidor que já deixou de ser um simples visitante em sua loja, mas ainda não está pronto para ser um cliente.
O lead normalmente deixa seus dados de contato, mas ainda tem dúvidas e questionamentos que o impedem de fechar a compra de controle de acesso digital, bem como de qualquer outro item.
Por conta disso, é importante que você saiba trabalhar com mais qualidade nesse tipo de ação e garantir resultados muito mais interessantes.
O principal ponto para manter um lead no caminho certo para a conversão em vendas é a nutrição. Nutrir um lead significa aumentar a quantidade de interações, oferecendo informações relevantes e tirando qualquer dúvida que ele tenha no meio do caminho.
Quanto mais você faz atividades com esse tipo de premissa, maiores são as chances de você conseguir converter este cliente no futuro. Entretanto, é preciso que você tome cuidado com a quantidade de interação.
O ideal é que você entre em contato com uma frequência que seja boa o suficiente para ele não esquecer e deixar de lado sua empresa, mas também não ser constante o suficiente para se tornar incômodo e fazê-lo desistir do processo.
O marketing de interação trabalha diretamente com esse tipo de atividade, garantindo resultados muito mais relevantes para qualquer ação utilizando a ferramenta durante o diálogo com os consumidores.
Fidelização de clientes
A fidelização é um dos pontos mais importantes para uma empresa conseguir melhorar sua saúde financeira. Um cliente fidelizado custa muito menos para ser captado, o que aumenta consideravelmente o lucro de sua empresa.
Porém, fidelizar o cliente não é uma tarefa fácil. Para conseguir isso, é importante que você entenda a necessidade de continuar oferecendo conteúdos de qualidade constantemente para o consumidor, independentemente de sua jornada já ter se encerrado.
Além disso, é preciso que ele tenha passado por uma excelente experiência de usuário ao consumir em sua empresa, que o faça desejar voltar e consumir novamente esse tipo de ação. Inclusive, criar programas de fidelização é uma excelente opção.
Através de um programa de descontos, pontos que se refletem em premiações ou conteúdos exclusivos, você acaba conseguindo resultados muito mais expressivos para sua empresa em termos de fidelização.
A gamificação é um dos conteúdos que mais tem alavancado empresas, independentemente de seus nichos de atuação, garantindo assim uma estrutura muito mais interessante para suas vendas como um todo.
Planejamento estratégico
Para conseguir colocar todas estas ferramentas em prática, é importante que você consiga trabalhar com estes recursos com sabedoria. O planejamento é um passo fundamental em qualquer ação de sua empresa, e deve ser pensado como tal.
Isso porque é durante o planejamento que você estipulará quais objetivos está tentando alcançar com suas ações de marketing interativo, compreendendo os recursos necessários para realizar a interação com os consumidores.
Quanto mais você se antecipar com relação a esse tipo de estratégia, mais funcionais serão as respostas que você obterá.
Considerações finais
O marketing interativo tem muitas chances de aumentar seu conhecimento do público, o que permite que você tome a frente da concorrência em seu nicho de atuação e desenvolva estratégias com potencial de alcance maior, aproveitando uma série de possibilidades.
Lidar com os clientes é um passo importante para qualquer empresa, e muitas vezes a contratação de um profissional especialista para lidar com esse tipo de atividade pode ser muito importante, ajudando a identificar esse resultado com mais eficiência.
Por isso, aproveitar esse tipo de marketing é muito importante para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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