Ferramentas de SEO para otimizar o seu site: tenha sucesso no Google

Existem várias ferramentas de SEO para você otimizar o seu site. Para a sua felicidade, algumas são gratuitas.

Sabemos que tudo o que é de free, chama bastante a atenção. Então, vamos elencar as principais ferramentas que vão ajudar o seu site a ficar bem posicionado no Google.

Vamos ao que interessa? Separamos algumas ferramentas de SEO. Elas são intuitivas, fáceis e efetivas e, o melhor de tudo, algumas delas gratuitas. Então aproveite o texto e veja como elas podem ser excelentes para você!

Animados?

Ferramentas de SEO coringas

No futebol, coringa é aquele jogador que atua em diversas posições. Em jogos de baralho, o coringa pode substituir alguma carta, tendo o mesmo efeito ou poder da mesma.

Em relação às ferramentas de SEO, existem algumas que são coringas e fazem tudo. Elas conseguem reunir um grande número de funções. São elas:

Ubersuggest

O Ubsersuggest é uma ferramenta fundamental para quem pensa em saber quais são as melhores palavras-chave que devem ser trabalhadas.

Também é uma ferramenta de SEO que oferece relatórios sobre backlinks. Esse é um aspecto primordial para você que pensa em construir uma estratégia de SEO sólida e totalmente objetiva.

Uma das possibilidades que o Ubersuggest oferece é a opção “Sites similares”, que fica situada na aba “Análise competitiva”. Ela possibilita a obtenção de uma lista de websites que competem com o seu pela mesma palavra-chave, após a definição de um domínio de busca.

Moz

A Moz é uma ferramenta de SEO pioneira em definição de métricas que comparam diferentes domínios.

Se você pretende usá-la, o ideal é conhecer detalhes sobre o seu plugin, denominado MozBar, que realiza a análise da estrutura interna de um site.

SEMRush

O SEMRush é uma das principais ferramentas de SEO disponíveis no mercado. Com ela é possível indicar termos relacionados à pesquisa, volume de buscas para uma palavra-chave, além, é claro, do custo por clique [CPC].

Outra opção oferecida pelo SEMRush é a conferência dos backlinks dos concorrentes, além de recursos mais avançados.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta de SEO muito procurada por quem já domina o assunto. O principal poder de atração? A capacidade de precisão que ela possui.

Uma das várias vantagens que o Ahrefs oferece é o recurso denominado link intersect. Com ele é possível descobrir quais são os sites que apontam links para os seus concorrentes, porém não para o seu domínio.

A partir daí é possível definir uma estratégia e ir à procura.

SEOQuake

Desenvolvido pela SEMRush, o SEOQuake ainda é menos conhecido do público e pode ser instalado no navegador.

A cada busca feita no Google, ele apresenta algumas informações valiosas abaixo no nome do site. O uso é bem simples e tranquilo.

Majestic SEO

O Majestic SEO também é uma grande ferramenta coringa. Ele costuma ser mais recomendado para duas situações especiais: informações que mantêm ligação aos backlinks e no desempenho das palavras-chave pesquisadas.

Ferramentas SEO para pesquisa de palavra-chave

Após apresentar as ferramentas SEO que são coringas, é importante elencar algumas que são específicas para a pesquisa de palavras-chave.

Google Keyword Planner

Trata-se do planejador de palavras-chave mais conhecido que existe, sobretudo, por ser desenvolvido pelo Google.

Com ele é possível fazer pesquisas por localização geográfica. Isso pode te auxiliar a compreender melhor o seu público em um nível local.

Google Trends

Como você pôde notar, essa é outra ferramenta SEO do Google. Ele te ajuda a identificar tendências referentes a uma palavra-chave.

Com isso, o Google Trends aponta termos que são relacionados e oferece a possibilidade de você selecionar um período de tempo específico, além de uma localização.

Dessa forma, ele funciona muito bem com o objetivo de identificar sazonalidades e assuntos que podem receber ou não grandes volumes de busca em determinado local.

Keyword Surfer

Trata-se de uma extensão gratuita para o Google Chrome. Ao digitar no navegador um termo específico, será mostrado na tela palavras-chave que estejam relacionadas.

Com o plugin é possível filtrar as sugestões a partir do volume de busca exclusivo do território brasileiro.

KWFinder

O KWFinder é uma ferramenta SEO bem simples e intuitiva. Com ela você consegue planejar a sua estratégia de palavras-chave. Ela é indicada para quem ainda está começando na área.

Isso ocorre porque o KWFinder possui um foco bem específico no auxílio do usuário a localizar termos específicos de cauda longa, que possuem baixa dificuldade de ranqueamento.

Ferramentas SEO de análise

Existem ferramentas que também são fundamentais no trabalho de análise. Separamos duas delas:

Google Analytics

Sendo a ferramenta de análise e mensuração mais completa do mercado, ela é recomendada para todos os níveis de conhecimento em SEO.

É bem intuitiva para iniciantes e possui relatórios completos para que os mais experientes possam utilizá-la.

O Analytics permite saber com detalhes qual é a geolocalização dos clientes, descobrir quais são os canais que geram mais leads para o negócio, saber qual é a jornada do consumidor, além de outros detalhes.

Google Search Console

Essa ferramenta de SEO tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário.

As principais funcionalidades são: tráfego de pesquisa, índice do Google, rastreamento, relatório de segurança e aspecto de pesquisa.

Escolha a ferramenta que melhor te agrada

Como você pôde perceber ao longo do texto, a lista de ferramentas SEO é grande. Porém, você não precisa escolher todas elas.

E agora, qual ferramenta escolher?

Dê preferência para o que melhor te agrada, em todos os sentidos. Você tem que saber manusear e ela tem que se encaixar bem dentro da sua estratégia. Lembre-se disso!

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