5 dicas incríveis para suas legendas das redes sociais

Tão importantes quanto as fotos, escrever legendas mais intencionais e eficientes ajudam a engajar, converter vendas e atrair seguidores

Com 95 milhões de usuários, o Instagram é a 4.ª rede social mais usada no Brasil, segundo o report da We are Social e da Hootsuite. Potencialmente usada para compartilhar imagens, essa rede social permite a promoção de conteúdos de maneira mais acessível e objetiva. No entanto, outro elemento fundamental para produção de conteúdo para essa rede social são as legendas.

Tão importantes quanto as fotos, o texto consegue passar informações de forma resumida e gerar conexão com seu público. São elas que conseguem engajar, converter vendas e atrair seguidores. Por isso, é importante escrever legendas mais intencionais e eficientes.

Aqui vão algumas dicas para essa tarefa:

1. Entenda seu público e estabeleça um tom de voz

Esse é um dos principais passos a serem seguidos, pois, faz toda diferença nos resultados. Para se comunicar com o seu público de forma eficiente, construa sua persona, basicamente um perfil de cliente ideal, e reúna informações relevantes (gênero, faixa etária, localização, dores, hábitos, etc.). Logo após isso, é possível determinar o tom de voz para sua persona, isto é, o modo como sua marca se comunica com o público.

A pergunta chave é “Se sua marca fosse uma pessoa como ela falaria?”.

Existem muitas maneiras de se comunicar com seu público. Pode ser de um jeito entusiasmado, apaixonado, descontraído e até formal, o importante é a linguagem estar alinhada ao seu público e ser usada com consistência. Assim, a identidade da sua marca fica mais consolidada e clara.

2. Tenha um objetivo em mente

Seu post pretende alcançar mais seguidores, vender seus produtos, criar ou fortalecer seu relacionamento com o público? É imprescindível definir um objetivo para que sua legenda seja específica. Em casos de relacionamento, o foco é perguntas e interações com as pessoas, como “Com qual dessas situações você mais se identificou?” ou “Você prefere isso ou aquilo?”. Já nos posts para conversão em vendas, o foco é em gatilhos mentais e CTA (Call to Action), em que frases imperativas e de persuasão são usadas como “Ligue agora” e “Acesse nosso site”.

3. Reúna ideias 

Nem sempre escrever legenda é fácil, por ser uma tarefa que demanda muita criatividade e energia. Por esse motivo, é essencial anotar todas as ideias que vierem durante o dia. Outra dica é conversar com amigos e conhecidos sobre o assunto que precisa escrever, para ir coletando algumas visões e ideias diferentes. E então é só escrever, tirar do papel e aprimorar.

4. Seja claro e direto

Não deixe o melhor para o final! Entregue o tesouro rápido e impacte logo na primeira frase. O título tem que chamar atenção do usuário o suficiente para que ele queira ler toda sua legenda. Então, aposte em informações chamativas e frases que gerem curiosidade, como novidades ou curiosidades.

5. Escaneabilidade 

A leitura da sua legenda precisa ser agradável e rápida para o usuário. Opte por escrever parágrafos curtos e deixar respiros, espaços, entre eles para não aparentar nada muito denso e cansativo. Alguns recursos que ajudam na escaneabilidade: utilize emojis para reforçar ainda mais o tom de voz e quebrar aquela formalidade dos textos; faça listas ou dicas em tópicos, para tornar a leitura mais dinâmica.

Mandar bem nas legendas da sua rede social não é difícil. Basta seguir algumas técnicas simples para potencializar seus resultados e alguns truques para melhorar seu fluxo de produtividade. Não espera a inspiração perfeita vir não, vai lá e cria!

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